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O caso de Madeleine de Demandolx de la Palud


Em 1611, em Aix-en-Provence, no sul da França, o Padre Louis Gaufridi foi queimado vivo por supostamente enviar demônios para as freiras Ursulinas em Aix. O caso foi o precedente legal para a mais famosa condenação e execução de Urbain Grandier, em Loudun, mais de 20 anos depois. Os eventos ocorreram no auge de acusações na caça à feitiçaria da França, durante os quais os casos que envolvem possessões demoníacas de padres e freiras, muitas vezes dominadas por temas sexuais, foram particularmente comuns.

A principal vítima foi Madeleine de Demandolx de la Palud. Madeleine era uma freira Ursulina de 17 anos de idade, com uma história de instabilidade emocional, e que muitas vezes voltou para os cuidados de seus pais para se recuperar de ataques de depressão. Padre Louis Gaufridi era um amigo da família de Madeleine, e acredita-se que ele e Madeleine se tornaram amantes em torno do ano 1609.

Foi ordenado ao Padre Gaufridi que seu caso com Madeleine deveria cessar imediatamente, e Madeleine foi admitida no convento das Ursulinas em Marselha, sob a supervisão direta da Madre de Gaumer. Lá, Madeleine revelou a história completa da sua relação com o Padre Gaufridi, e a fim de evitar mais danos e para travar qualquer nova associação com o Padre Gaufridi, Madeleine foi transferida para o convento distante em Aix.

Dois anos depois, em 1611, com a idade de 19, Madeleine foi vítima possessão demoníaca. Seu corpo estava contorcido, e em um acesso de raiva, ela destruiu um crucifixo. Um exorcismo foi prescrito para banir os demônios , mas as tentativas iniciais foram inúteis e outras tentativas trouxeram acusações contundentes de que Padre Gaufridi era um adorador do diabo e que mantinha relações sexuais com Madeleine desde que ela tinha 17 anos.

Em uma progressão agora familiar de histeria, mais três freiras logo foram possuídas por demônios , e até o final do ano esse número tinha aumentado para oito. Irmã Louise Capeau foi considerado o caso mais severo de possessão, e seus delírios e contorções corporais eram mais hediondo do que os de Madeleine. Com a situação no convento das Ursulinas gradualmente ficando fora de controle, Padre Romillon contou com a ajuda do Grande Inquisidor, Sebastien Michaelis, enquanto o exorcista, Padre Domptius, continuou suas tentativas de remover os demônios das freiras possuídas.

Padre Gaufridi foi então acusado de causar a possessão de Madeleine, e ele foi convocado de sua paróquia para ajudar a exorcizar a Irmã Louise Capeau, que prontamente denunciou-o como um feiticeiro e canibal e acusou-o de ter cometido todas as formas imagináveis ​​de perversão sexual. A busca em seu quarto não encontrou nada incriminador, e ele foi libertado. No entanto, ele exigiu que seu nome fosse excluído da denúncia e que seus acusadores fossem punidos, e ele foi levado perante um tribunal de Aix em 1611.

Durante o julgamento, viu-se as Irmãs Madeline e Louise se comportarem de uma forma típica de um avançado estado de possessão, e Madeleine, em particular, acusou Padre Gaufridi como um adorador do diabo, feiticeiro e canibal. Ela tentou o suicídio duas vezes depois que foram encontradas marcas do Diabo em seu corpo. O caso foi o primeiro em que o testemunho de uma pessoa supostamente possuída foi levado em conta.

Após a tortura física e mental infligida ao Padre Gaufridi durante seu tempo na prisão, um pacto com o Diabo foi apresentado ao tribunal, alegadamente assinado com sangue do próprio Gaufridi. Houve ainda uma confissão assinada, extraída sob tortura, na qual ele admitiu ter celebrado uma Missa Negra, a fim de ganhar poder sobre as mulheres. Padre Gaufridi desmentiu veementemente esta confissão, mas a confissão assinada e o alegado pacto eram provas de peso suficiente para condenar o sacerdote à morte pelo fogo. No final de abril de 1611, após a tortura, Gaufridi foi arrastado pelas ruas de Aix durante cinco horas antes de chegar ao local da execução, onde foi concedida a misericórdia de estrangulamento antes de seu corpo ser queimado.

Imediatamente após a execução de Gaufridi, Irmã Madeleine repentinamente apareceu livre de toda possessão, embora a irmã Louise Capeau tenha continuado possuída até sua morte. As duas irmãs foram banidas do convento. Dois anos mais tarde, a histeria da possessão espalhou-se por Lille, França, onde três freiras alegaram terem sido enfeitiçadas pela Irmã Marie de Sains em uma cópia idêntica ao caso Aix. Trinta anos mais tarde, em 1642, e novamente em 1652, Madeleine foi acusada de feitiçaria, e apesar de ter sido encontrada a marca do Diabo em seu corpo e sendo condenada à prisão, ela foi finalmente entregue para a custódia de um parente e morreu em 1670, aos  77 anos de idade.



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